domingo, 15 de julho de 2012

Nave russa descolou com três tripulantes da Expedição 32 da ISS

Nave Soyuz TMA-05M, com três tripulantes, parte para a ISS, em 15 de Julho de 2012 - Crédito: NASA/Carla Cioffi

A nave espacial russa Soyuz TMA-05M, levando a bordo três astronautas, descolou de manhã neste domingo a partir do cosmódromo de Baikonur, no Casaquistão, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).
O lançamento decorreu como previsto e após nove minutos a nave e os seus tripulantes atingiram a órbita terrestre. A bordo viaja a astronauta americana Sunita Williams, o cosmonauta russo Iuri Malentchenko e o astronauta japonês Akihiko Hoshide.
A acoplagem com a ISS está prevista para terça-feira, 17 de Julho, onde os três viajantes se juntam à actual tripulação da Expedição 32 da estação orbital, os russos Guennadi Padalka e Serguei Revine e o astronauta da NASA, Joseph Acaba.
Durante a sua missão de quase seis meses, os astronautas irão realizar algumas experiências científicas, estando previstas algumas caminhadas no espaço e, ainda, a chegada de três cargueiros russos Progress e um japonês HTV.
Actualmente, o russo Padalka é o comandante do laboratório espacial, mas será substituído por Sunita Williams, em Setembro. É a segunda mulher a assumir o comando da ISS, depois da americana Peggy Whitson como comandante da Expedição 16, em 2007.

Sem comentários: