quinta-feira, 19 de julho de 2012

Tubarões-baleia aprenderam a sugar peixes através dos buracos das redes de pesca


Numa recente expedição à Baía Cendrawasih da Indonésia, investigadores das organizações Conservation International e WWF (Fundo Mundial para a Natureza) e do Instituto de Investigação Hubbs Sea World captaram imagens de tubarões-baleia que aprenderam a sugar os peixes das redes de pesca.
Os cientistas ajudavam as autoridades locais a estudar a população de tubarão-baleia (Rhincodon typus), recentemente descoberta na região, e tiveram a oportunidade de observar como os tubarões se aproximavam das redes de pesca, esperando pelos peixes que normalmente se soltam.
No entanto, os tubarões desta baía Cendrawasih não se mostraram muito pacientes, e rapidamente aprenderam a sugar os peixes através dos buracos das redes de pesca.
O tubarão-baleia, o maior tubarão e também o maior peixe – que pode pesar até 20 toneladas e medir 12 metros de comprimento - é filtrador, isto é, alimenta-se de plâncton e pequenos peixes que filtra na água através de sucção.
Apesar de ser proveitosa para o tubarão-baleia, esta estratégia de alimentação pode ser perigosa, aumentando o perigo do animal ficar preso nas redes.
Fonte: via comunicado da Conservation Internacional

Sem comentários: