terça-feira, 31 de julho de 2012

Explosão de fitoplâncton "comedor" de carbono no Mar Negro

Explosão de fitoplâncton no Mar Negro, provavelmente de cocolitóforos, algas unicelulares que participam no ciclo de vida do carbono (retiram-no da atmosfera), ajudando a estabelizar o clima na Terra - Crédito: NASA/Earth Observatory/Norman Kuring

A imagem mostra uma explosão de fitoplâncton microscópico no Mar Negro, revelada pela cor ciano claro da sua superfície. Estas algas unicelulares são, provavelmente, cocolitóforos, um dos tipos de organismos da Terra responsáveis pela extracção de carbono. Os cocolitóforos removem, constantemente, o dióxido de carbono da atmosfera, enviando-o lentamente até ao fundo do mar, o que ajuda a estabilizar o clima da Terra.
A imagem foi captada pelo satélite Aqua da NASA, em 15 de Julho de 2012 e foi rodada de modo a ficar o norte para a direita. Segundo Norman Kuring, do Goddard Space Flight Center da NASA, pode ser a alga da espécie Emiliania huxleyi, mas não é possivel ter a certeza sem uma análise da água.
Os cocolitóforos usam o carbono, o cálcio e o oxigénio para produzir minúsculas placas de carbonato de cálcio (cocólitos), com forma de discos. Durante a sua vida, os cocolitóforos removem o carbono do ar, fixando ou integrando-o nas suas placas e levando-o para o fundo dos oceanos quando morrem e afundam, ou quando são consumidos (e eventualmente excretados) pelo zooplâncton e os peixes.

Imagem, em cor falsa, de um cocolitóforo (Gephyrocapsa oceanica) mostrando as minúsculas placas calcárias em forma de disco que o recobrem - Fonte: wikipédia

Os cientistas pensam que estas minúsculas placas calcárias aceleram o ciclo de carbono no oceano. Sem elas menos carbono era levado para o fundo, isto é, menos dióxido de carbono atmosférico passaria para dentro do oceano, o que aumentaria as concentrações atmosféricas de dióxido de carbono.
No entanto, os cientistas advertem que a quantidade cada vez maior de dióxido de carbono atmosférico poderá perturbar o desenvolvimento normal deste ciclo. O excesso de dióxido de carbono está a acidificar os oceanos, o que pode inibir a formação das placas calcárias dos cocolitóforos que, assim, não transportam o carbono para o fundo do mar.
Fundo: Earth Observatory

Sem comentários: