segunda-feira, 23 de julho de 2012

Greenpeace tenta impedir a exploração de petróleo no Árctico


Na passada quinta-feira (19), um grupo de 35 activistas de Greenpeace ocupou a plataforma de descarga da empresa petrolífera Shell, em Dock Sud, na província de Buenos Aires.
Disfarçados de ursos polares, os ecologistas penduraram um cartaz pedindo colaboração de todos (Ajude a deter a Shell) para pressionar a companhia a parar a exploração do Árctico.
No seu comunicado, os ambientalistas lembram que Shell é a primeira grande companhia internacional a realizar explorações no Árctico para extrair petróleo, e outras irão seguir-se se nada for feito para evitar.
Segundo Greenpeace, as reservas de petróleo do Árctico "poderiam cobrir apenas três anos da actual procura mundial de crudo". Além disso, "iriam contribuir para o aumento significativo das emissões de carbono e a sua exploração seria uma grave ameaça para o ecossistema do Árctico".
Para a organização, o Árctico é vulnerável e merece a mesma protecção que a Antárctida tem actualmente.
O protesto contra a Shell faz parte da campanha internacional "Salve o Árctico", lançada pelo Greenpeace há menos de um mês, na qual já participaram 1 milhão de pessoas em todo o mundo, através da plataforma http://savethearctic.org/pt/
Fonte: comunicado de Greenpeace Argentina

Sem comentários: