terça-feira, 24 de julho de 2012

Nave de carga russa falhou acoplagem automática na Estação Espacial Internacional

A nave russa Progress 47 está a ser usada para testar um novo sistema de aproximação e acoplamento na ISS, mas a primeira tentativa de encaixe falhou e não se conhecem as causas - Crédito: NASA TV

Uma nave espacial de carga russa não conseguiu encaixar na Estação Espacial Internacional devido a uma aparente falha num novo sistema de acoplagem, segundo informação divulgada pela NASA.
A nave de reabastecimento Progress 47 estava a testar o novo sistema russo de aproximação e acoplagem automática Kurs-NA, que facilitará futuros encontros das naves russas com a estação orbital, mas falhou.
A nave, que já estava na estação orbital, foi desencaixada no domingo (22 de Julho) e esperava-se que pudésse acoplar novamente no segmento russo da estação espacial, nesta terça-feira (24 de Julho). Uma nova tentativa de aproximação da Progress 47 será feita depois da chegada da nave de carga japonesa, o H-2 Transfer Vehicle 3, sexta-feira(27 de Julho).
Entretanfo, a nave Progress 47 foi desviada para uma distância segura da ISS, a 1,8 milhas, onde aguarda a repetição das manobras de acoplagem, sábado ou domingo.
A nave Progress 47, carregada com abastecimentos, foi lançada para a ISS em 20 de Abril. O seu regresso à Terra estava programado para 30 de Julho, queimando na atmosfera terrestre sobre o Oceano Pacífico. Em 1 de Agosto de 2012, outra nave de abastecimento, Progress 48, deverá ser lançada em direcção à ISS, a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
Fonte: NASA

Sem comentários: