domingo, 15 de julho de 2012

Cometa 96P/Machholz 1 é observado aproximando-se do Sol


Cometa 96P/Machholz 1 é observado pelo instrumento LASCO C3 do observatório SOHO da NASA - Crédito: SOHO

O cometa 96P/Machholz 1 é captado pelo instrumento Lasco C3 do observatório SOHO, da NASA, tendo atingido o seu periélio (ponto mais próximo do Sol) em 14 de Julho de 2012. O cometa passa do canto inferior direito para o canto superior esquerdo das imagens SOHO.
96P/Machholz 1 foi descoberto em 1986 e apresenta um período orbital curto, completando uma órbita à volta do Sol a cada 5.24 anos. Como tem um período curto, esta já é a quarta vez que ele atravessa as imagens do observatório SOHO. Não é um cometa muito grande, mas os astrónomos consideram que tem uma bonita cauda de poeira.
Este cometa tem intrigado os cientistas, desde que descobriram que ele tem uma composição química diferente de outros cometas conhecidos. Em 2007, astrónomos do Observatório Lowell (Arizona) verificaram que ele contém quantidades significativamente menores de certos compostos (principalmente à base de carbono) do que quaisquer outros cometas que têm sido estudados de modo semelhante.
Não se conhece a causa desta anomalia química e existem algumas possíveis explicações. Uma delas diz que 96P/Machholz 1 não se originou no nosso sistema solar, mas escapou doutra estrela, tendo sido captado pelo Sol posteriormente.
Outra explicação para a diferente composição química de Machholz 1 é que ele se formou ainda mais distante do Sol do que os outros cometas estudados, num ambiente mais frio ou ainda mais extremo.

Órbita do cometa Machholz 1 - Crédito: Near Earth Objects

A terceira possibilidade é que o cometa Machholz 1 teve uma origem semelhante aos outros, mas o calor extremo ao passar perto do Sol alterou a sua composição química. Ainda não foi detectada qualquer alteração na química de outros cometas devido ao aquecimento pelo Sol, mas Machholz 1 tem uma órbita que o leva bem dentro da órbita de Mercúrio, a cada 5 anos. Outros cometas aproximam-se ainda mais do Sol, mas não tão freqüentemente.
Os cometas são considerados os objectos de material mais puro que resta do início do sistema solar, e como tal são utilizados no estudo da formação e evolução do nosso sistema solar.
O curto período orbital do cometa Machholz 1 permite aos astrónomos pesquisar compostos de carbono molecular nas suas aparições mais frequentes, tentando compreender melhor a sua composição química. E agora é tempo de observar 96P/Machholz 1. Entre 12 e 17 de Julho, 96P/Machholz é captado nas imagens LASCO C3 do observatório SOHO.
Fonte: Sungrazing Comets

Sem comentários: