quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Robô Opportunity chegou a Marte há oito anos, e continua activo

Imagem obtida pelo robô Opportunity, da NASA, em Janeiro de 2012, mostrando o local onde passa o seu quinto inverno marciano, um afloramento informalmente chamado "Greeley Haven" - Crédito: NASA/JPL-Caltech/Cornell/Arizona State Univ

O mosaico de imagens, em cor próxima da verdadeira, mostra a vista do local onde o robô Opportunity, da NASA, está a passar o seu quinto inverno marciano, uma árera informalmente conhecida por "Greeley Haven", junto à cratera Endeavour.
Nesta visão do Opportunity, obtida em meados de Janeiro de 2012, podem observar-se dunas de areia e estruturas erodidas pelo vento em primeiro plano e a meio da imagem. Ao fundo, parte da borda da cratera Endeavour forma um arco abrangendo toda a paisagem.
O robô Opportunity da NASA ( Mars Exploration Rover Opportunity) poisou na cratera Eagle, em Marte, em 25 de Janeiro de 2004 (Tempo Universal). No seu oitavo aniversário no planeta, já percorreu 34,4 Km.
No final de 2011, o robô foi colocado em "Greeley Haven" até meados de 2012, uma zona com uma encosta voltada ao Sol, para optimizar a sua energia solar durante o inverno marciano, pois os painéis solares já estão cobertos por uma espessa camada de poeira. Além disso, pelas suas características geológicas o local tem interesse científico para o braço robótico da sonda examinar nesse período.

Visão de Greeley Haven, em cor falsa, obtida pelo robô Opportunity em Janeiro de 2012 - Crédito:  NASA/JPL-Caltech/Cornell/Arizona State Univ

Depois do inverno, ou antes, se o vento limpar a poeira dos painéis solares, os pesquisadores planejam conduzir o Opportunity na busca de minerais de argila detectados a partir do espaço, na borda da cratera Endeavour, por uma sonda orbitando o planeta vermelho.
Durante o inverno, o robô vai continuar a sua investigação, realizando estudos em que é necessário que ele não esteja em movimento.
Um desses estudos vai permitir obter informações do interior de Marte, através do rastreamento de sinais de rádio, durante semanas, a partir do robô estacionado, para medir a oscilação na rotação do planeta, o que pode indicar se o seu núcleo está fundido.
Para além da recolha, a longo prazo, de dados para determinar a composição mineralógica das estruturas rochosas do local utilizando o braço robótico, o Opportunity também vai monitorar as alterações causadas pelo vento durante algum tempo, observando as dunas distantes, mas também os grãos de areia mais próximos com o seu sensor de imagem microscópica. Para os cientistas da missão, "o vento é o processo mais activo em Marte, actualmente".


Fonte: NASA

Sem comentários: