quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Anéis de Einstein

LRG 3-757, "Ferradura Cósmica", uma galáxia luminosa vermelha com um 'anel de Einstein' quase perfeito - Crédito: ESA/Hubble & NASA

Esta espectacular imagem obtida pelo Telescópio Espacial Hubble, uma "Ferradura Cósmica", é um exemplo do que em Astronomia se conhece por 'Anéis de Einstein'.
No centro, a galáxia luminosa vermelha, LRG 3-757 (LRG sigla em inglês para Luminous Red Galaxy), actua como uma lente gravitacional que amplia e distorce a luz de outra galáxia azul, muito mais distante, e que se encontra exactamente atrás da primeira. O alinhamento quase perfeito entre as duas galáxias faz com que a luz da mais afastada forme um anel quase completo azul (semelhante a uma ferradura) à volta da mais próxima. É um dos anéis mais perfeitos e maiores que se conhece.
Este efeito de lente gravitacional foi previsto por Albert Einstein, há mais 70 anos, por isso anéis como este são conhecidos agora por Anéis de Einstein.
Actualmente já se conhecem centenas de lentes gravitacionais e muitas delas têm a forma circular, quase sempre incompleta, dos anéis de Einstein.


No sistema LRG 3-757, a galáxia mais próxima está a cerca de 4,6 biliões de anos-luz, e a mais afastada a 10,9 biliões de anos-luz. Portanto, esta observação permite estudar como eram as galáxias quando o Universo tinha 3 biliões de anos de idade (agora tem cerca de 13,7 biliões de anos).
Lentes gravitacionais fortes como LRG 3-757 permitem aos astrónomos determinar o teor de matéria escura e a massa da galáxia em primeiro plano, assim como a composição da galáxia mais distante.
Fonte: El Mundo / Hubble-ESA

Sem comentários: