quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Um fungo já matou milhões de morcegos nos Estados Unidos

Morcego da espécie 'Myotis lucifugus' com o "sindroma de nariz branco". É um dos morcegos mais comuns nos Estados Unidos, Canadá e México e uma das espécies mais afectadas. A situação é tão grave que poderá desaparecer em 20 anos do noroeste dos USA - Fonte imagem: wikipédia

Um fungo branco, de nome científico 'Geomyces destructans', está a dizimar as populações de morcegos nos Estados Unidos da América do Norte, e a um ritmo cada vez maior. Desde 2006, quando foram detectados os primeiros casos, as autoridades estimam que já morreram entre 5 e 7 milhões destes animais.
A doença é conhecida por "sindroma de nariz branco" ('White Nose Syndrome' ou WNS, na sigla em inglês), pois o fungo branco cresce no nariz, na membrana alar e orelhas dos morcegos enquanto hibernam. A doença faz com que acordem frequentemente, não os deixando descansar durante o inverno e acabam por morrer de frio e fome, já que nesta época não se alimentam e utilizam as reservas de gordura. Nalgumas grutas morreram cerca de 99% dos animais.
Uma das espécies mais afectadas é o pequeno morcego 'Myotis lucifugus', um dos mais comuns nos Estados Unidos, Canadá e México. A situação é grave para esta espécie, que poderá desaparecer em 20 anos do noroeste dos USA.
Os morcegos têm um papel importante no ecossistema, pois alimentando-se de insectos ajudam a controlar as pragas na lavoura e florestas e evitam a proliferação de mosquitos que podem transmitir doenças aos seres humanos. Assim, o declínio da sua população pode trazer consequências preocupantes para o homem no futuro, pelo aumento do número de insectos na natureza.
Fonte: El Mundo.es

Sem comentários: