terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Fósseis recolhidos por Darwin foram redescobertos, passados 165 anos, num velho móvel britânico

Cientistas britânicos descobriram fósseis que o famoso naturalista britânico Charles Darwin e os colegas recolheram nas suas expedições, mas que estiveram perdidos por mais de 165 anos.
Os fósseis foram encontrados, por acaso, pelo paleontólogo Howard Falcon-Lang, num velho móvel do Instituto Geológico Britânico (BGS, sigla em inglês), perto de Keyworth (Reino Unido).
Estes fósseis já foram fotografados e estão agora disponíveis ao público numa exposição online.
Falcon-Lang, que trabalha para o departamento de Ciências da Terra no Instituto Royal Holloway da Universidade de Londres, descobriu uma colecção de 314 slides de espécies recolhidas por Darwin e outros membros da equipa como John Hooker - um botânico amigo de Darwin - e John Henslow, mentor de Darwin em Cambridge.
Muitas das amostras redescobertas por Falcon-Lang foram recolhidas por Darwin, durante a sua famosa expedição a bordo do HMS Beagle, em 1834. Foi nesta viagem que Darwin começou a desenvolver a sua teoria da evolução das espécies.
Os slides apresentam centenas de amostras fossilizadas de plantas e outras espécies, onde uma das mais surpreendentes é a de um fungo de 400 milhões de anos que pode atingir o tamanho de uma árvore.
Fonte: Publico.pt / Colecção de slides de J D Hooker

Sem comentários: