Um vídeo submarino obtido ao largo do Norte da ilha de Sulawesi, na Indonésia, mostra como um peixe da espécie Stalix cf. histrio se associa ao polvo Thaumoctopus mimicus adoptando o mesmo padrão de riscas coloridas, supostamente para se defender de predadores.
A filmagem foi feita, em Julho de 2011, por Godehard Kopp, um dos autores da nota publicada recentemente na revista Coral Reefs, divulgando a descoberta de um novo caso de mimetismo oportunista em peixes.
Existe mimetismo quando uma determinada espécie imita o aspecto de outra diferente, através da mesma cor, padrão , comportamento, etc. porque isso lhe é benéfico, como por exemplo, evitar predadores. Quando esta característica é observada apenas em algumas populações da espécie, é um caso de mimetismo oportunista, tal como acontece com o peixe do vídeo.
Os autores explicam que o Stalix cf. histrio é um peixe que nada mal e que passa a vida adulta perto de um buraco na areia do fundo marinho onde se refugia em caso de aproximação de um predador.
Deste modo, é sugerido que o peixe mimetiza o polvo, que por sua vez mimetiza outros peixes e cobras marinhas para passar despercebido aos predadores, com o objetivo de se afastar do buraco de areia em que se esconde em segurança, de forma a poder alimentar-se.
Fonte: Naturlink
Sem comentários:
Enviar um comentário