Ilustração do sistema planetário Kepler-35, onde um planeta do tamanho de Saturno orbita um par de pequenas e frias estrelas durante 131 dias - Crédito: NASA/Lynette Cook / extrasolar.spaceart.org
Astrónomos anunciaram a descoberta de dois novos sistemas planetários de dupla estrela, Kepler-34 e Kepler-35.
A descoberta, feita a partir de dados da missão Kepler, foi apresentada na reunião 219 da Sociedade Americana Astronómica, em Austin, no Texas, em 8-12 de Janeiro de 2012. Os resultados do novo estudo estão publicados na revista Nature de 11 de Janeiro de 2012.
O telescópio espacial Kepler detecta planetas e candidatos a planetas através da medição da diminuição no brilho de mais de 150.000 estrelas, para procurar planetas que atravessam na frente, ou transitam, as suas estrelas. A equipa científica Kepler requer pelo menos três trânsitos para verificar um sinal como sendo de um planeta.
Em Setembro de 2011 também foi divulgada a descoberta do planeta Kepler-16b, orbitando duas estrelas, localizadas a 2.000 anos-luz da Terra.
Os dois novos planetas (circumbinários - orbitam duas estrelas), Kepler-34b e Kepler-35b, são gasosos e do tamanho aproximado de Saturno. Kepler-34b orbita as suas duas estrelas do tipo do Sol a cada 289 dias, e as estrelas orbitam uma à outra a cada 28 dias. Kepler-35b orbita as suas estrelas, que são menores e mais frias, a cada 131 dias, e este par estelar orbita uma à outra a cada 21 dias.
Os novos planetas movem-se muito perto das suas estrelas-mãe, são demasiado quentes para estarem na "zona habitável" - a região onde pode existir água líquida na superfície de um planeta. Estão entre os planetas mais distantes já descobertos, Kepler-34b a 4900 e Kepler-35b a 5.400 anos-luz da Terra, localizados na constelação de Cygnus.
Fonte: Crédito: NASA
Sem comentários:
Enviar um comentário