quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Até os elefantes fogem das abelhas!

Abelhas, uma solução ecológica para controlar elefantes - Fonte imagem: wikipédia

Usar abelhas para afastar elefantes dos terrenos cultivados é uma estratégia que foi adoptada com sucesso em comunidades agrícolas do Quénia.
Os elefantes das savanas africanas receiam as picadas das abelhas. Com base neste facto, a bióloga britânica Lucy E. King desenvolveu um projecto inovador utilizando cercas com colmeias de abelhas africanas a distâncias regulares para afastar os elefantes, ajudando a reduzir os conflitos entre o maior mamífero terrestre e os povos locais do Quénia. O projecto valeu a Lucy King um prémio do Programa de Ambiente das Nações Unidas.
Os elefantes fazem longas migrações e cada vez mais eles atravessam áreas cultivadas pelas crescentes populações africanas, onde se podem tornar um perigo para os seres humanos. As abelhas podem ser uma forma de travar a passagem dos elefantes por zonas arriscadas tanto para eles como para as pessoas. Além disso, as abelhas também são vistas como geradoras de receita, juntamente com a agricultura.
 “Ao reduzir os conflitos entre as pessoas e os elefantes, Lucy King concebeu uma solução construtiva que leva em conta as necessidades migratórias dos animais, mas também os benefícios económicos para as comunidades locais, relacionados com a conservação das espécies”, explicou Elizabeth Maruma Mrema, secretária executiva da Convenção para a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Selvagens do PNUA, que premiou King.
Mais informações em Publicopt  e  Programa de Ambiente das Nações Unidas (PNUA)

Sem comentários: