sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Telescópio Espacial Fermi descobriu o mais novo pulsar milissegundo

O pulsar de raios gama, designado por PSR J1823-3021A, foi encontrado pelo telescópio espacial Fermi e gira dentro do aglomerado globular esférico NGC 6624, a cerca de 27.000 anos-luz, na direcção da constelação de Sagitário - Fonte: wikipédia

Utilizando o Telescópio Espacial de Raios Gama Fermi, da NASA, uma equipa internacional descobriu o pulsar de milissegundo mais brilhante e enérgico detectado até agora.
O pulsar de raios gama, designado por PSR J1823-3021A, tem apenas 25 milhões de anos e gira dentro do aglomerado globular esférico NGC 6624, com 10 biliões de anos, e que orbita a nossa galáxia a cerca de 27.000 anos-luz, na direcção da constelação de Sagitário.
A alta luminosidade indica que o J1823-3021A é o mais jovem pulsar de milessegundo já encontrado e o seu campo magnético é muito mais forte do que o esperado.
Um pulsar é um tipo de estrela de neutrões que gira e emite energia eletromagnética em intervalos periódicos. Os mais rápidos são os pulsares milissegundos, que giram a 43.000 rotações por minuto. Os fortes campos magnéticos e a rotação rápida causam a emissão de feixes de energia poderosos de raios gama.


Em três anos, o telescópio espacial Fermi já encontrou mais de 100 pulsares de raios gama. Para comemorar essas conquistas, a equipa do Fermi criou um programa interactivo sobre pulsares, de nome Fermi Pulsar Explorer. O software inclui um mapa do céu que liga à informação sobre cada um dos 101 pulsares Fermi conhecidos até o momento, bem como a vídeos e informações sobre o telescópio Fermi e astronomia de raios gama.
Fonte: NASA

Sem comentários: