segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Nave russa Soyuz descolou, com sucesso, levando a bordo três tripulantes para a ISS


A nave russa Soyuz TMA-22 foi lançada, com sucesso, em direcção à Estação Espacial Internacional, acoplada num foguetão Soyuz-FG, a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, levando a bordo os três cosmonautas da Expedição 30. É o primeiro voo tripulado depois do acidente de Agosto com uma nave do mesmo tipo.
Os russos Anton Chklaperov e Anatoli Ivanichine, assim como o norte-americano Dan Burbank, vão substituir a actual tripulação da ISS, composta por Mike Fossum (Estados Unidos), Satoshi Furukawa (Japão) e Sergueï Volkov (Rússia, que devem regressar à Terra poucos dias depois (21 de Novembro).
O acidente com uma nave Progress carregando abastecimentos para a ISS fez interromper, durante dois meses, o transporte de astronautas para a estação orbital. A segurança dos astronautas e a necessidade de verificações técnicas das naves Soyuz deixou, temporariamente a ISS sem qualquer meio de acesso, com o fim do programa de vaivéns espaciais dos Estados Unidos.
Os voos Soyuz recomeçaram, com sucesso, em 21 de Outubro, com o lançamento de uma nave a partir da Guiana Francesa, levando a bordo dois satélites do Programa de navegação Galileo, numa cooperação entre a Rússia e a Agência Espacial Europeia.
No domingo, 30 de Outubro a nave de carga Progress 45 foi lançada pelo foguetão Soyuz, também com sucesso, a partir do Cosmódromo de Baikonur, transportando quase três toneladas de alimentos, combustível e abastecimentos para os tripulantes da estação orbital.
Fonte: NASA

Sem comentários: