sábado, 5 de novembro de 2011

Meteorologia espacial: explosão solar classe X1,9 e CME

Erupção solar classe X1,9, em 3 de Novembro de 2011. A imagem foi captada pelo Observatório Solar Dinâmico - Crédito: NASA/SDO

Uma explosão solar de classe X1,9 eclodiu, em 3 de Novembro de 2011, a partir da mancha solar AR1339, que surge à esquerda do Sol, vista da Terra. Esta actividade solar provocou alguma perturbação nas comunicaçõesde rádio no nosso planeta.
Esta região activa acalmou, no entanto, ainda representa uma ameaça para erupções poderosas, pois a mancha solar tem um campo magnético do tipo "beta-gama-delta", com energia para erupções de classe X. Estas erupções poderão ser dirigidas à Terra, à medida que a mancha solar se volta para nós, acompanhando a rotação do Sol.
Horas mais tarde e no mesmo dia, houve uma ejecção de massa coronal (CME), a partir do lado oposto do Sol. Esta foi uma das mais brilhantes CME vistas neste ciclo solar e na direcção de Vénus.
Actualmente a actividade solar pode ser monitorada em todas as direcções por observatórios solares, nomeadamente as duas naves Solar Terrestrial Relations Observatory (STEREO), da NASA, colocadas em lados opostos do Sol, mostrando uma perspectiva de 360º da actividade solar.

Ilustração sobre as missões solares operando actualmente (branco), missões em desenvolvimento (amarelo) e missões em estudo (laranja) - Crédito: NASA

Hoje, 5 de Novembro de 2011, o Observatório Solar Dinâmico observou a formação de um filamento manético ondulando em redor do pólo norte do Sol. O material impulsionado pela explosão está a dirigir-se para fora do plano do sistema solar e não afectará qualquer planeta. [ver o Filme SDO sobre o evento solar].
Fonte: NASA  /  SpaceWeather

Sem comentários: