Amostra de rocha da superfície lunar, do tamanho de uma bola de golf, que estará exposta na Universidade do Arizona, em 5 de Novembro - Crédito: Arizona State University, Tom Story
Com cerca de 77 gramas, o pedaço de rocha lunar foi retirado de uma rocha maior, com 21 quilogramas, recolhida pelo astronauta Dave Scott, da missão Apollo 15 e que, por isso, foi baptizada por "Great Scott" (Grande Scott). A rocha foi encontrada na borda do Hadley Rille (Canal Lunar Hadley), na Lua, em 2 de Agosto de 1971. Faz parte dos 382 kg de amostras lunares recolhidas durante as seis missões Apollo (1969-1972), e uma das amostras mais intensamente estudadas.
Apollo 15 foi a primeira das missões de carácter científico à Lua, depois das primeiras missões de reconhecimento, e a primeira a utilizar o jipe lunar na superfície do nosso satélite.
A rocha apresenta uma cor cinza-acastanhada e com grão médio de olivina de basalto, um dos tipos de rochas mais comuns na Terra e, também, um dos principais tipos de rochas lunares. Esta rocha cristalizou a partir de magma que eclodiu do manto lunar há quase 3,3 biliões de anos, e é composta predominantemente por minerais de silicato.
Fonte: NASA
Sem comentários:
Enviar um comentário