quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Rocha lunar recolhida pela missão Apollo 15

Amostra de rocha da superfície lunar, do tamanho de uma bola de golf, que estará exposta na Universidade do Arizona, em 5 de Novembro - Crédito: Arizona State University, Tom Story

Com cerca de 77 gramas, o pedaço de rocha lunar foi retirado de uma rocha maior, com 21 quilogramas, recolhida pelo astronauta Dave Scott, da missão Apollo 15 e que, por isso, foi baptizada por "Great Scott" (Grande Scott). A rocha foi encontrada na borda do Hadley Rille (Canal Lunar Hadley), na Lua, em 2 de Agosto de 1971. Faz parte dos 382 kg de amostras lunares recolhidas durante as seis missões Apollo (1969-1972), e uma das amostras mais intensamente estudadas.
Apollo 15 foi a primeira das missões de carácter científico à Lua, depois das primeiras missões de reconhecimento, e a primeira a utilizar o jipe lunar na superfície do nosso satélite.
A rocha apresenta uma cor cinza-acastanhada e com grão médio de olivina de basalto, um dos tipos de rochas mais comuns na Terra e, também, um dos principais tipos de rochas lunares. Esta rocha cristalizou a partir de magma que eclodiu do manto lunar há quase 3,3 biliões de anos, e é composta predominantemente por minerais de silicato.
Fonte: NASA

Sem comentários: