terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O mocho-galego foi eleito "Ave do Ano 2011" em Espanha

Todos os anos a organização científica e conservacionista Sociedad Española de Ornitología (SEO/BirdLife) escolhe a ave do ano com o propósito de chamar a atenção sobre a situação de determinadas espécies de aves que se encontram em perigo.
Em 2011 foi eleito o mocho-galego, 'Athene noctua', uma pequena ave de rapina nocturna cujas populações estão em franco declínio em Espanha. O seu número diminuiu mais de 40% na última década. Estima-se que existam cerca de 50 mil parelhas no país. O abandono do meio rural e a intensificação das culturas são as principais ameaças para esta ave nocturna.

O mocho-galego foi eleito Ave do Ano 2011, pela organização SEO/BirdLife
Fonte: wikipédia

Durante muitos anos o mocho beneficiou das actividades humanas no sector agrícola. Paralelamente, ele foi um dos melhores aliados do agricultor, combatendo as pragas de roedores de forma natural e sem os custos derivados do uso de produtos químicos.
A intensificação agrícola e as mudanças no uso dos solos dos últimos tempos alterou, de forma negativa, o benefício mútuo entre o homem e o mocho.
A eliminação das árvores velhas ou sebes, nas áreas agrícolas, juntamente com o abandono das culturas tradicionais e do pastoreio noutras regiões fez com que o habitat que o mocho necessita (lugares abertos para reproduzir-se e lugares de poiso para esperar as suas presas ) foi modificado. Outras ameaças à espécie são o uso de pesticidas , fungicidas e herbicidas, associados à agricultura intensiva ou o uso de venenos para controle de pragas agrícolas, além dos atropelamentos ou da caça ilegal.
Desde 1988, a organização SEO/BirdLife elege uma ave que simboliza as ameaças mais significativas da avifauna espanhola. O tetraz-grande (Tetrao urogallus), a abetarda, a águia imperial e o abutre negro foram algumas das aves mais destacadas. O seu objectivo é dar a conhecer a delicada situação em que se encontra cada uma das espécies e os seus habitats.
O abutre-negro foi a Ave do Ano 2010.

Fonte: El Mundo

1 comentário:

ktintressa disse...

Na zona onde moro, infelizmente, o número dessa espécie e de outras como a poupa, corujas, pêgas, melros, ouriços caixeiros e toupeiras tem vindo a diminuir chegando algumas destas espécies a desaparecer devido à construção de prédios e desaparecimento das matas para construção numa zona que era considerada zona verde e neste momento talvez por interesse de alguém já não. Tenho pena pois, cresci vendo e ouvindo estes animais dia-a-dia e agora são cada vez menos e eu não posso fazer nada para o impedir ...