sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vídeo holográfico e telepresença 3D

Quem viu Star Wars, em 1977, recorda, com certeza, o holograma da Princesa Leia pedindo socorro. Agora a ficção está cada vez mais próxima de se tornar realidade.
Pesquisadores da Universidade do Arizona anunciaram que construiram um vídeo holográfico capaz de mostrar imagens coloridas 3D de uma pessoa num local remoto, com imagens actualizadas quase em tempo real - um precursor da telepresença holográfica.
Para os pesquisadores este vídeo "mostra o conceito de telepresença 3D".


Pela primeira vez os pesquisadores apresentaram um material óptico que pode actualizar um holograma de dois em dois segundos e dar o efeito de tempo real de actualização.
Hologramas são feitos com lasers e usam materiais especiais capazes de difractar a luz de uma maneira tal que, para um observador, parece ser emanada pelo objecto real em si.
De acordo com os pesquisadores, a técnica precisa ser aperfeiçoada para se tornar mais rápida e com mais cores. Futuramente poderá ser aplicada em telemedicina, publicidade, entretenimento e na produção de mapas 3D que se actualizam.
A descoberta foi publicada na revista Nature.
Holograma de um avião de guerra F4 Phantom no novo vídeo holográfico desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Arizona e Nitto Denko Technical Corp.


Informações mais detalhadas aqui e aqui (inglês)

Sem comentários: