terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vespa asiática, predadora de abelhas melíferas, em Espanha

A vespa asiática, 'Vespa velutina nigritorax', foi detectada, pela primeira vez, em Espanha. Trata-se de uma espécia de vespa com comportamento agressivo e devoradora de abelhas melíferas.

Vespa velutina nigritorax, predadora de abelhas melíferas - Fonte: wikipédia

A Vespa Velutina  tem o seu habitat natural na China, ao norte da Índia e Indonésia. Em 2004 entrou na França trazida por um contentor de madeira no porto de Bordéus. Desde então espalhou-se pelo sul do país e já colonizou algumas regiões do centro.
Esta espécie invasora representa um grande perigo, pois é capaz de dizimar colónias inteiras, representando uma enorme ameaça para os apicultores europeus. As abelhas europeias não têm defesas contra ela, ao contrário das asiáticas, Apis Cerana, que se defendem de um modo engenhoso, rodeando a invasora em grupos numerosos formando uma bola e gerando, por acumulação, uma temperatura superior a 45ºC, que acaba por matar a vespa, mais sensível ao calor que as abelhas. Há notícias que as abelhas francesas também já começaram a defender-se (ver vídeo)
As espécies exóticas invasoras são consideradas uma das maiores ameaças à biodiversidade local. Neste caso, a Vespa Velutina vem complicar ainda mais a situação das abelhas melíferas que, em muitos lugares do planeta, estão a desaparecer por causas ainda não claramente conhecidas.


Mais informações aqui

Sem comentários: