domingo, 28 de novembro de 2010

Cão de Gado Transmontano ajuda na conservação do lobo ibérico

escassez das presas naturais do lobo em Portugal, os cervídeos silvestres, leva-o a atacar animais domésticos para sobreviver, como, por exemplo, ovelhas e cabras, causando prejuízos nos rebanhos. Esta situação gera conflitos entre as comunidades rurais e a presença do lobo, conduzindo à intolerância  para com este predador e à sua perseguição, o que colocou a espécie em perigo de extinção no nosso País.
Perante o seu gradual desaparecimento, o lobo ibérico passou a estar protegido por lei que determina o pagamento de indemnizações aos criadores de gado pelos prejuízos atribuídos ao lobo. No entanto, esta medida não é considerada suficiente dado que não contribui para diminuir a causa dos conflitos.


Os cães de gado utilizados pelos pastores durante centenas de anos, pelo seu porte e comportamento, são muito eficientes na protecção dos animais domésticos dos ataques dos predadores. Constituem uma alternativa compatível com a conservação do lobo ibérico ameaçado de extinção, favorecendo a coexistência com o homem.

Elemento de homenagem ao Cão de Gado Transmontano (cidade de Bragança)

É nesta situação que o Cão de Gado Transmontano desempenha um papel fundamental, evitando, ou minorando, os prejuízos que o lobo pode causar aos rebanhos. Desta forma, o Cão de Gado contribui, decisivamente, para a coexistência da pastorícia e do lobo no Nordeste de Trás-os-Montes, diminuindo os conflitos com os carnívoros e ajudando na conservação da Natureza e manutenção da biodiversidade.
Veja o vídeo e conheça melhor o projecto de conservação do lobo ibérico em Trás-os-Montes, baseado no apuramento de uma raça, autóctone, o Cão de Gado Transmontano.


Mais informações sobre a utilização de cães de gado na conservação do lobo ibérico em  Grupo Lobo e
Cão de Gado Transmontano (Local Visão)

Sem comentários: