sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vulcão do Monte Merapi

Em 26 Outubro de 2010, o vulcão do Monte Merapi, um dos mais activos da Indonésia, desencadeou uma série de erupções que já mataram 122 pessoas e forçou cerca de 150 mil pessoas a abandonar as suas casas. Apesar do perigo, a zona é densamente habitada pois os seus solos vulcânicos são muito férteis.
Durante as erupções a nuvem vulcânica envolve toda a montanha e as cinzas cobrem várias aldeias da região. Através de satélite já foi detectada lava. O Merapi também tem apresentado fluxos piroclásticos, avalanches de gás extremamente quente, cinzas e rochas que descem a montanha a grandes velocidades, o que torna este vulcão bastante perigoso.

Erupção do Monte Merapi, na Indonésia - Crédito: NASA

A actividade do vulcão Merapi não parece estar a diminuir. No dia 3 de Novembro teve uma erupção bastante intensa que durou mais de 24 horas. De acordo com os geólogos locais, foi a erupção mais violenta desde 1870.
A cidade de Yogyakarta, de 400.000 habitantes, a 30 quilómetros a sul da montanha, enfrenta uma ameaça  muito real a partir do vulcão Merapi. Encontra-se no caminho dos fluxos piroclásticos e, além disso, o rio que a atravessa vindo da montanha poderá causar uma catástrofe ao arrastar os materiais lançados pelo vulcão.
A quantidade de material vulcânico libertado pelo Merapi, durante cerca de 10 dias, já é cerca de metade do total de material vulcânico expelido pela montanha Galunggung ,em Tasikmalaya, Java Ocidental, durante uma fase de erupção de 10 meses em 1982.
Há também a ameaça para a saúde respiratória devido às cinzas, a qualidade do ar na cidade e arredores continua a deteriorar-se. Em 12 regiões, o total de partículas sólidas suspensas no ar já ultrapassou o triplo da qualidade normal. As cinzas vulcânicas do Merapi contém 0,25 mícron de sílica, enxofre e metano, o que representa um risco para a saúde das pessoas.

Fontes: Earth Observatory e Jakarta Globe

Link relacionado:
Veja fotos do vulcão Merapi, na Indonésia
Cingapura e Jacarta cancelam voos por vulcão na Indonésia

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito boom !!! Sqn