O flamengo já é (oficialmente) Património Mundial. A distinção cultural de arte "jondo" foi concedida em Nairobi, Kenia, pelo Comité intergovernamental do Património Imaterial da Unesco. A candidatura foi apresentada pelo Ministério da Cultura Espanhol, por iniciativa das comunidades autónomas de Andaluzia, Estremadura e Múrcia.
O flamenco é um estilo musical e um tipo de dança fortemente influenciado pela cultura cigana, mas que tem raízes mais profundas na cultura musical mourisca, influência de árabes e judeus. A cultura do flamenco é associada principalmente à Andaluzia na Espanha, e tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral.
Em 1922, um dos maiores escritores espanhóis, Federico García Lorca e o compositor de renome Manuel de Falla organizaram a "Fiesta del cante jondo", um festival de música folclórica dedicada ao "cante jondo", com o objectivo de estimular o interesse no flamenco que nessa altura estava fora de moda. Dois dos mais importantes poemas de Lorca, "Poema del cante jondo" e "Romancero gitano", mostram a fascinação que este tinha pelo flamenco.
O Ballet Flamenco de Andalucia apresenta "El Poema del Cante Jondo" nos Jardins da Generalife de Granada, em Julho de 2009.
Mais informação em El Mundo.es
Links relacionados:
El flamenco, los 'castells', la sibila y la dieta mediterránea, universales
La Sibil·la ya es Patrimonio de la Humanidad por la Unesco
Los castells ya son patrimonio de la Humanidad
Sem comentários:
Enviar um comentário