sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Hubble descobre estrelas jovens no centro de uma galáxia antiga

O telescópio Hubble captura jovens estrelas numa galáxia antiga, NGC 4150

Imagens obtidas pelo telescópio Hubble da NASA, revelando a formação de novas estrelas na galáxia elíptica antiga NGC 4150, localizada a cerca de 44 milhões de anos-luz de distância do nosso planeta.
As imagens resultam da combinação das observações feitas com luz ultravioleta e luz visível. A luz ultravioleta revela o brilho das jovens estrelas, localizadas nas regiões a azul, visíveis na ampliação do núcleo da galáxia elíptica.
Ampliação do núcleo da gáláxia NGC 4150

As imagens do núcleo da NGC 4150, obtidas em luz ultravioleta, revelam filamentos de gás e poeira e aglomerados de estrelas jovens e azuis, menores que um bilhão de anos. É uma evidência que o nascimento de novas estrelas numa galáxia elíptica, renova galáxias compostas por populações de estrelas mais velhas, e é alimentado pela fusão com galáxias mais pequenas. Esta fusão com uma galáxia anã, rica em gás, há cerca de um bilhão de anos atrás, forneceu a NGC 4150 o combustível necessário para formar novas estrelas.
Os resultados do estudo realizado serão publicado no Astrophysical Journal.
Fonte: Hubble NewsCenter
Crédito: NASA, ESA, R.M. Crockett (University of Oxford, U.K.), S. Kaviraj (Imperial College London and University of Oxford, U.K.), J. Silk (University of Oxford), M. Mutchler (Space Telescope Science Institute, Baltimore), R. O'Connell (University of Virginia, Charlottesville), and the WFC3 Scientific Oversight Committee

Sem comentários: