quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Foram encontradas três novas espécies de anfíbios na Colombia

Uma equipa de biólogos encontrou três novas espécies de anfíbios na floresta tropical do Oeste da Colombia.
Entre as descobertas, está uma rã de olhos vermelhos, um pequeno sapo de nariz comprido, do género Rhinella e que costuma esconder-se debaixo de folhas secas e uma rã com faixas vermelhas nas pernas, do género Silverstoneia. As três espécies foram encontradas durante o dia, quando demonstraram ser mais activas, um comportamento que os cientistas dizem ser incomum para a maioria dos anfíbios.
A equipa, que incluia cientistas da Fundação ProAves, da Conservation International e da Global Wildlife Conservation, encontrava-se na região colombiana de Chocó, no âmbito do programa "À procura de anfíbios perdidos", tentando localizar cerca de uma centena de espécies de anfíbios que poderão estar à beira da extinção ou mesmo já extintas, e que já não são vistas há muito tempo.
As espécies encontradas são importantes para a biodiversidade da Colombia e do planeta, numa altura em que muitas espécies de anfíbios estão em vias de extinção devido a factores como as alterações climáticas, a desflorestação acelerada e o fungo Batrachochytrium dendrobatidis, que ameaça o mundo dos anfíbios.

Redescoberta a rã venenosa da La Brea, Oophaga occultator

A expedição reencontrou, ainda, outras espécies com interesse de conservação, incluindo a rã venenosa de La Brea, Oophaga occultator, descrita pela primeira vez em 1976. O nome desta espécie (occultator) foi dado por viver escondida no meio da selva.
A importância da sua descoberta tem a ver com a recolha de dados sobre a espécie e a sua distribuição, além de alertar sobre o estado de desflorestação do seu habitat, com vista à conservação. As poucas vezes que foi vista em estado selvagem (1975) verificou-se que preferia as partes superiores das árvores e galhos.


Canto de chamamento do macho da rã venenosa Oophaga histrionic, da região de Chocó, na Columbia.


Veja aqui as dez espécies de anfíbios mais procuradas, no âmbito do programa "À procura de anfíbios perdidos"

Link relacionado:
Descubren tres nuevos tipos de rana en Colombia
Cientistas identificam três novas espécies de sapos na Colômbia

Sem comentários: