Massospondylus (adultos de 5 m, pescoço comprido, cabeça pequena e membros anteriores mais pequenos)
Fonte: wikipédia
Estes ovos contêm os mais antigos embriões de dinossauros conhecidos. Os embriões estão bem preservados, permitindo uma reconstrução completa do esqueleto e interpretações detalhadas da sua anatomia. O nível de ossificação revela que os embriões estavam perto a eclodir.
Os embriões, com cerca de 20 cm de comprimento, eram quadrúpedes (caminhavam sobre as quatro patas) e com grandes cabeças, relativamentes desproporcionadas para o seu tamanho. As proporções estranhas do corpo dos embriões e a falta de dentes sugerem que os filhotes podem ter exigido cuidado parental. Se for verdade, esses fósseis também documentam o mais antigo registo de cuidado parental nos dinossauros.
De acordo com Dr. Robert Reisz, da Universidade de Toronto, "Este projeto abre uma janela emocionante na história e evolução dos dinossauros. Os Prossaurópodes são os primeiros dinossauros a diversificar extensivamente, e rapidamente se tornaram no grupo mais amplamente difundido, por isso a sua biologia é particularmente interessante, pois representam, em muitos aspectos o alvorecer da era dos dinossauros."
Fonte: Society of Vertebrate Paleontology (com imagens e em inglês)
Rascunho do artigo sobre a descoberta, a publicar no Journal of Vertebrate Paleontology "Embryonic skeletal anatomy of the sauropodomorph dinosaur Massospondylus from the Lower Jurassic of South Africa." (com imagens e em inglês)
Vídeo sobre a descoberta dos ovos e embriões
Sem comentários:
Enviar um comentário