Imagem artística do exoplaneta HIP 13044 b - Crédito: ESO/L. Calçada
A estrela, conhecida por HIP 13044, faz parte da chamada corrente de Helmi - um grupo de estrelas que pertenciam originalmente a uma galáxia anã que foi devorada pela nossa Galáxia, num acto de canibalismo galáctico há cerca de seis a nove mil milhões de anos. Estes resultados são publicados hoje na revista Science Express.
O planeta, do tipo de Júpiter, é particularmente invulgar, já que orbita uma estrela que se aproxima do final da sua vida e pode ser engolido pela estrela a todo o momento. Além disso, HIP 13044 b é igualmente um dos poucos exoplanetas conhecidos que sobreviveu ao período de expansão na fase de gigante vermelha da sua estrela hospedeira. Embora ele tenha escapado até agora, a estrela irá expandir-se outra vez na próxima fase da sua evolução e HIP 13044 b pode estar prestes a ser engolido por ela.
Esta descoberta poderá ajudar a conhecer melhor o que vai acontecer no nosso próprio sistema planetário num futuro distante, quando o Sol se transformar numa gigante vermelha, dentro de cerca de cinco mil milhões de anos.
Fonte: ESO
Link relacionado:
Alien Planet May Have Come From Another Galaxy (Science)
Sem comentários:
Enviar um comentário