terça-feira, 16 de novembro de 2010

Imagens da nave espacial chinesa Chang'e 2 na Lua

Chang'e 2 é uma sonda espacial lunar chinesa, não-tripulada, lançada em 1 de Outubro de 2010. Esta sonda sucede a Chang'e 1, lançada em 2007, e faz parte da primeira fase do Programa de Exploração Lunar Chinês. A sonda realizou uma série de observações sobre a Lua, como preparação para um pouso suave pelo Chang'e 3, antes de 2020. Chang'e 2 é o nome de uma deusa chinesa lendária da Lua.
No Youtube podem ver-se 5 vídeos inéditos realizados por esta missão, onde para além da superfície lunar é possível ver também a Terra e a própria sonda em manobras. Este é um deles.

Crédito: CNSA / tv.people.com.cn

Em 9 de outubro de 2010, a Chang'e 2 realiza a segunda manobra de correcção da órbita lunar, um evento testemunhado por uma câmera de engenharia. Antes do início da manobra, a nave espacial executa uma sequência de voltas controladas, fazendo com que a Lua balance no campo de visão. O acionamento do motor começa depois. Quando a nave espacial entra completamente na sombra lunar, a configuração da exposição automática da câmera ajusta para mais brilhante, ficando visível parte da Chang'e 2 que brilha.

1 comentário:

Unknown disse...

Olá,

O meu nome é Carlos Oliveira, e estou na Universidade do Texas.

Gostei bastante da quantidade de informação que têm disponibilizado aqui.
Tive mais atenção às notícias de astronomia e biodiversidade.

Tentei perceber quem era(m) a(s) pessoa(s) responsável(is) pelos posts, mas não consegui descobrir.
Tentei também descobrir um e-mail de contacto, mas não o encontrei.

Daí que estou a enviar este comentário, para vos pedir para nos contactarem para o astroPT ou para o meu e-mail, de modo a podermos partilhar informações e quiçá partilhar um projecto.

Com os melhores cumprimentos,
Carlos Oliveira
http://astropt.org/blog/colaboradores/