domingo, 14 de novembro de 2010

O rosto oculto do consumismo

Annie Leonard, criadora do vídeo "A história das coisas"(The Story of Stuff), descreve a vida das coisas que usamos todos os dias, de onde vêm as nossas camisas de algodão, os nossos computadores ou telefones celulares, como é que são produzidos, distribuídos e consumidos e para onde vão quando já não os queremos.
A autora faz uma análise forte e precisa sobre a verdadeira história que está por detrás dos nossos bens de consumo e do sistema económico que lhes dá vida. Annie Leonard demonstra que fazer "crescer uma economia a todo o custo" exacerba o ciclo de produção, o consumo e o desperdício, o que excede o capacidade do planeta, com recursos naturais finitos, provocando a sua destruição.
Agora o filme de animação tornou-se um manual prático, publicado em espanhol pelo Fondo de Cultura Económica e, simultaneamente, traduzido em doze línguas.
A mensagem de Annie Leonard chega  finalmente em livro e em todas as ramificações possíveis na internet (" A história da água engarrafada", "A história dos cosméticos", "A história dos produtos electrónicos", "A história dos bonus de carbono").


Mais informações aqui.

Sem comentários: