quinta-feira, 15 de março de 2012

Novo catálogo do céu da missão WISE, inteiramente em infravermelho

Mosaico de imagens que cobrem todo o céu, tal como foi observado em infravermelho pelo Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE) - Crédito: NASA / JPL-Caltech / UCLA

A NASA apresentou hoje um novo Atlas e catálogo de todo o céu em infravermelho que mostra mais de meio bilião de estrelas, galáxias e outros objectos captados pela missão Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE), o telescópio em infravermelho WISE. As imagens publicadas pela NASA sobre a missão encontram-se neste endereço.
"Hoje, WISE oferece o fruto de 14 anos de esforço à comunidade astronómica", disse Edward Wright, investigador principal do WISE na UCLA, o primeiro a começar a trabalhar na missão com outros membros da equipa em 1998.
WISE foi lançado a 14 de Dezembro de 2009, e cartografou todo o Universo, ao longo de 2010, com uma sensibilidade muito maior do que os seus antecessores.
Foram colhidas mais de 2,7 milhões de imagens, obtidas em quatro comprimentos de onda de luz infravermelha, captando tudo, desde asteróides próximos às galáxias distantes. Desde então, a equipa vem processando mais de 15 triliões de bytes de dados. Uma versão preliminar dos dados, que abrange a primeira metade do céu pesquisado, foi publicada em Abril de 2011.
O objectivo fundamental da missão era o catálogo WISE de todo o céu. As exposições individuais WISE foram combinadas num atlas de mais de 18.000 imagens que cobrem o céu e um catálogo que lista as propriedades infravermelhas de mais de 560 milhões de objectos individuais que se encontram nas imagens. A maioria dos objectos são estrelas e galáxias, aproximadamente o mesmo número cada um. Muitos deles nunca tinham sido vistos antes.

Uma das imagens WISE divulgadas hoje mostra uma vista surpreendente de um "eco" da luz infravermelha que rodeia uma estrela que explodiu. O eco foi gravado nas nuvens de gás e poeira quando o flash de luz da explosão da supernova aqueceu as nuvens à volta (marcado com as três linhas maiores). Na imagem, a nuvem de poeira brilhante central, é a onda de choque movendo-se através do espaço interestelar e aquecendo a poeira à medida que avança - Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA

As observações WISE levaram a inúmeras descobertas, como por exemplo, um tipo de estrelas mais frias, estrelas falhadas designadas por "anãs Y" por mais de uma década. Foram arrefecendo desde a sua formação, por isso não brilham com luz visível e só foram detectadas pelo WISE em infravermelho.
WISE também realizou um censo de asteróides próximos da Terra, encontrando que há um número de objectos de tamanho médio significativamente menor do que se pensava. Através dele, a NASA encontrou mais de 90 por cento dos maiores asteróides próximos da Terra.
WISE descobriu o primeiro asteróide "Trojan" conhecido e que compartilha o mesmo trajecto orbital que a Terra à volta do Sol.
Fonte: NASA

Sem comentários: