quinta-feira, 8 de março de 2012

Sequenciado o genoma do gorila, uma parte importante para a compreensão da evolução humana

Em 15% do seu genoma, o gorila está mais próximo dos humanos do que os chimpanzés - Fonte: wikipédia

Investigadores completaram o sequenciamento do genoma do gorila, o último que faltava para descobrir o código genético dos grandes símios, os parentes mais próximos do ser humano, uma parte importante para o estudo da evolução da espécie humana.
À sequência de ADN do ser humano, em 2002, seguiu-se o chimpamzé, depois o orangotango e, agora, o gorila. O genoma completo foi obtido a partir de Kamilah, uma fêmea da subespécie Gorilla gorilla gorilla, conhecida como “Gorila-do-ocidente”, que nasceu em cativeiro e vive no Zoo Safari Park, em San Diego. O estudo revela que em 15% do seu genoma está mais próxima dos humanos do que os chimpanzés.
Foi a primeira vez que os cientistas compararam os genomas dos quatro grandes primatas. “O genoma do gorila é importante, porque nos dá mais informação sobre o momento em que os nossos antecessores se diferenciaram dos nossos parentes mais próximos. Também nos permite explorar as semelhanças e diferenças entre os nossos genes e o gorila, o maior primata vivo”, explica Aylwyn Scally, do Wellcome Trust Sanger Institute, Hinxton, Reino Unido.
Os resultados revelam como os seres humanos, chimpanzés e gorilas estão ligados na árvore evolutiva. Segundo os cientistas, os seres humanos estão mais perto dos gorilas do que se pensava. A parte humana-chimpanzé, da linhagem de grandes primatas, separou-se da linha dos gorilas há cerca de 10 milhões de anos. Humanos e chimpanzés divergiram em seguida um do outro, há cerca de 6 milhões de anos, o que do ponto de vista evolutivo pode considerar-se rápido.

Os seres humanos estão mais próximos geneticamente dos chimpanzés do que dos gorilas - Fonte: wikipédia

Estudos prévios mostraram que os humanos são mais próximos dos macacos africanos do que dos orangotangos e que somos mais próximos dos chimpanzés do que dos gorilas. O artigo publicado na revista Nature por cientistas do Wellcome Trust Sanger Institute e outros investigadores envolvidos no projecto internacional confirma estas conclusões. No entanto, embora "humanos e chimpanzés sejam geneticamente mais próximos na generalidade do genoma", "em 15% do genoma os humanos são mais próximos do gorila do que dos chimpanzés e em 15% do genoma os chimpanzés são mais próximos do gorila do que dos humanos".
Nas conclusões do seu artigo, os investigadores sublinham: “Além de nos ajudar a perceber a evolução humana, o estudo dos grandes primatas remete-nos para um tempo em que a nossa existência era mais frágil, e, fazendo isto, destaca a importância da protecção e conservação destas impressionantes espécies.”
Mais informações em Público.pt  /  El Mundo.es

Sem comentários: