quinta-feira, 15 de março de 2012

Asteróide 2012 DA14 passará muito perto da Terra, em 2013

Asteróide 2012 DA14 descoberto em 22 de Fevereiro de 2012, depois de passar pela Terra  - Crédito: ESA/La Sagra Sky Survey

O asteróide 2012 DA14, uma rocha espacial com cerca de 50 metros, vai aproximar-se da Terra em 2013, passando mais perto do que muitos satélites comerciais, mas não constitui ameaça para a Terra.
No seu comunicado, a Agência Espacial Europeia (ESA) alerta para a necessidade de vigilância constante do espaço à volta do nosso planeta, pois há muitos objectos espaciais próximos que ainda não foram descobertos.
O asteróide 2012 DA14 foi descoberto em 22 de Fevereiro último, pelo Observatório LSSS (La Sagra Sky Survey), em Espanha, depois de passar pela Terra a uma distância de sete vezes a que nos separa da Lua. O seu pequeno tamanho e órbita fizéram que apenas tenha sido detectado depois da sua passagem pela Terra.

Na imagem, o asteróide é o ponto amarelo, e a Terra é verde; as duas órbitas cruzam-se duas vezes por ano - Crédito: Deimos-Space

A sua órbita é muito semelhante à do nosso planeta, com um período de 366,24 dias, um mais que a Terra. Na sua viagem à volta do Sol cruza-se com a órbita terrestre duas vezes por ano. A trajectória deste asteróide vai fazê-lo regressar em 15 de Fevereiro de 2013, aproximando-se a cerca de 24.000 Km, mais perto que alguns satélites geoestacionários.
"Esta é uma distância segura, mas perto o suficiente para ver o asteróide com binóculos normais", afirmou Detlef Koschny, responsável pelo estudo de Objectos Próximos da Terra (NEOs) da ESA. Os astrónomos vão aproveitar esta aproximação de 2013 para estudar detalhadamente como o asteróide é afectado pelos campos gravitacionais da Terra e da Lua, o que ajudará também a calcular "o risco de impacto em futuras visitas".
Fonte: ESA

Sem comentários: