segunda-feira, 5 de março de 2012

Meteorologia espacial: actividade solar continua com mais CMEs

Erupção solar de classe X1, em 5 de Março de 2012, provocando apagões de rádio de nível 3. A imagem foi obtida pelo Observatório Solar Dinâmico, na cor dourada do comprimento de onda 171 Angstrom - Crédito: NASA

O Sol volta a aumentar a sua actividade. A mancha solar AR1429, produziu uma erupção de classe X1.1 (erupções X são as mais potentes), precisamente nesta manhã de 5 de Março de 2012, e que provocou apagões de rádio na Austrália, China e Índia, devido à ionização na atmosfera terrestre. Segundo os especialistas, este tipo de radiação demora cerca de 8 minutos a alcançar a Terra.
Esta mancha solar AR1429 surgiu sexta-feira, 2 de Março, no extremo noroeste do Sol e continua movendo-se cada vez mais na direcção da Terra, levada pela própria rotação do Sol. A composição do seu campo magnético e a grande quantidade de energia acumulada originaram uma alta actividade no fim-se-semana, com numerosas erupções de diferentes níveis. Á medida que as suas posições vão ficando mais centrais no disco solar, espera-se que a sua actividade magnética continue.

Erupção solar de classe M, em 4 de Março de 2012 (reprodução)

A 'National Oceanic and Atmospheric Administration' (NOAA) informou que o apagão de rádio de hoje foi de nível 3 (R3). A escala vai de 1 a 5, sendo o 5 o mais extremo. O nível 3 descreve situações em que há interrupções, numa zona ampla, das comunicações via rádio, perda de contacto por rádio durante uma hora ou mais ou degradação dos sinais de baixa frequência de navegação.
A explosão de hoje também originou uma ejecção de massa coronal brilhante (CME) para o espaço, não dirigida directamente à Terra, mas deverá alcançar Mercúrio e Vénus. Mesmo não dirigida ao nosso planeta, a CME pode afectar o campo magnético terrestre em 6 ou 7 de Março, provavelmente fazendo surgir auroras nas altas latitudes polares.
No entanto, de acordo com informações do Goddard Space Weather Lab, está a caminho da Terra outra nuvem de partículas carregadas, como consequência de outra CME produzida por uma erupção de classe M2 a partir da mesma mancha solar AR1429, em 4 de Março de 2012, e que poderá atingir o nosso planeta e interferir com o seu campo magnético um pouco mais cedo, por volta de 6 de Março.
Fonte: SpaceWeather  /  NASA

Sem comentários: