quarta-feira, 14 de março de 2012

A Lua, como evoluiu e como é actualmente: dois novos vídeos da LRO da NASA

A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, está há 1.000 dias em órbita do nosso satélite. Para celebrar o evento, a equipa do Goddard Space Flight Center realizou dois novos vídeos.
"Evolution of the Moon" (Evolução da Lua), apresenta a história evolutiva da Lua, como se tornou no que é actualmente.
"Tour of the Moon", é uma visita guiada a locais de destaque na superfície lunar, compilados em observações da sonda LRO.
O vídeo seguinte contém os dois, "Evolution of the Moon" e "Tour of the Moon".



"Evolution of the Moon", explica as transformações da Lua ao longo dos tempos. Provavelmente ela começou como uma bola gigante de magma formado a partir dos restos de uma colisão com um objecto do tamanho de Marte com a Terra, há cerca de 4,5 biliões de anos. Quando o magma arrefeceu, formou-se a crosta da Lua.
Então, entre 4,5 e 4,3 biliões de anos atrás, um objecto gigante bateu perto do pólo Sul lunar, formando a Bacia Aitken do Pólo Sul, uma das duas maiores bacias de impacto comprovadas no sistema solar. Este acontecimento marcou o início de colisões que iriam provocar alterações de grande escala na superfície da Lua, tais como a formação de grandes bacias.
Como o interior da Lua ainda não tinha arrefecido totalmente, o magma começou a infiltrar-se através de fissuras causadas por impactos.
Há cerca de um bilião de anos, pensa-se que terminou a actividade vulcânica no lado próximo da Lua, assim como o último dos grandes impactos a deixar marca na superfície. Esta continuou a ser atingida por impactos menores. Alguns dos impactos mais conhecidos deste período formaram as crateras de Tycho, Copérnico e Aristarco.
Apesar da sua aparência calma, a romântica Lua de hoje resultou de biliões de anos de actividade violenta.
"Tour of the Moon" guia os espectadores para vários locais interessantes sobre a lua. A viagem turística virtual através da Lua tem alguns pontos de paragem como a Bacia Orientale, cratera Shackleton, Pólo Sul-Aitken Bacia, cratera Tycho, Aristarco Plateau, Mare Serenitatis, vulcão Compton-Belkovich, cratera Jackson e cratera Tsiolkovsky.
O vídeo narrado completo, bem como os clipes relativos a cada uma das paragens, estão disponíveis em todos os formatos no endereço http://svs.gsfc.nasa.gov/vis/a010000/a010900/a010929/
Fonte: NASA

Sem comentários: