quarta-feira, 21 de março de 2012

Novo mapa geológico de Io, a lua vulcânica de Júpiter

O novo mapa geológico combina imagens tiradas pelas sondas Voyager 1 e 2 da NASA (adquiridas em 1979), bem como da sonda Galileo que estudou Júpiter e as suas luas entre 1995 e 2003 - Crédito: USGS

Um grupo de cientistas da Universidade Estadual do Arizona criou o primeiro mapa geológico global de Io, lua de Júpiter, e o corpo celeste com maior actividade vulcânica do Sistema Solar.
O mapa do quarto maior satélite do Sistema Solar foi apresentado, esta semana, pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS) (U.S. Geological Survey) e ilustra a constituição geológica de alguns dos vulcões mais activos de Io, que possui atividade vulcânica 25 vezes maior que a da Terra. Os cientistas esperam que o mapa seja um contributo importante para a "compreensão da natureza e diversidade de vulcanismo no sistema solar".
Io é a mais ínterior das quatro grandes luas de Júpiter e foi descoberta por Galileo Galilei em 1610. Como resultado das forças gravitacionais com Júpiter e as luas Europa e Ganimedes, a superfície e o interior de Io sofrem flexões massivas que geram tremendas quantidades de calor que se manifestam através de vulcanismo frequente e intenso, tornando a superfície de Io diferente de qualquer outra no Sistema Solar.

Imagem de Io, obtida pela sonda Galileo, em 28 de junho de 1997. Mostra duas nuvens vulcânicas na superfície da lua, perto da região central: uma à esquerda e outra à direita, junto à separação entre as partes iluminada e escura - Fonte: wikipédia

O novo mapa geológico combina imagens tiradas pelas sondas Voyager 1 e 2 da NASA (adquiridas em 1979), bem como da sonda Galileo da agência espacial americana, que estudou Júpiter e as suas luas entre 1995 e 2003.
O mapa detalhado e colorido revela várias estruturas vulcânicas, como domos de lava e depressões, campos de fluxo de lava, montanhas, depósitos de materiais vulcânicos e planícies ricas em enxofre. No entanto, em Io não se observam crateras de impacto e é o único corpo do Sistema Solar onde isso acontece, o que demonstra a grande actividade vulcânica da sua superfície, de acordo com os cientistas.
Imagens interactivas do novo mapa de Io estão disponíveis, via USGS, no endereço http://gallery.usgs.gov/photos/03_15_2012_xcs1VIh77P_03_15_2012_0
Uma animação do globo de Io a girar, com o novo mapa geológico sobreposto a um mosaico de cores global (USGS)


Fonte: Space.com  /  USGS(comunicado)

Sem comentários: