sexta-feira, 23 de março de 2012

Nave europeia de reabastecimento, ATV Edoardo Amaldi, voa para a Estação Espacial Internacional

Na sexta-feira, 23 de Março de 2012, o foguetão Ariane 5 foi lançado a partir da base espacial europeia, na Guiana Francesa, levando a bordo o ATV-3 Edoardo Amaldi - Crédito: ESA - S. Corvaja, 2012

O cargueiro espacial europeu ATV Edoardo Amaldi (ATV-3) descolou hoje da base espacial europeia em Kourou, na Guiana Francesa, a bordo de um foguetão Ariane, em direcção à Estação Espacial Internacional. Vinte e cinco minutos depois, o ATV-3 abriu os seus quatro painés solares, concluindo a fase de lançamento. (Vídeo de lançamento neste endereço)
A nave ATV-3, com uma carga de cerca de 20 toneladas, transporta água e outros bens essenciais para o reabastecimento da estação orbital. Irá permanecer na estação durante aproximadamente 5 meses, convertendo-se num novo módulo habitável do complexo. Além disso, ela vai ser usada para impulsionar a órbita da estação espacial. Esta orbita a uma altura de 400 Km e, cada dia, cai entre 50 a 100 metros devido a um atrito ligeiro com a atmosfera. Por esta razão, é necessário elevá-la.
A nave da Agência Espacial Europeia deve chegar à ISS no próximo 28 de Março, pelas 22:34 GMT, onde atracará com o seu próprio controle. Quando terminar a missão, o ATV-3 vai desintegrar-se de forma controlada durante a reentrada na atmosfera carregado com várias toneladas de lixo do laboratório espacial, sobre uma área desabitada do Pacífico Sul.

Na sexta-feira, 23 de Março de 2012, o foguetão Ariane 5 foi lançado a partir da base espacial europeia, na Guiana Francesa, levando a bordo o ATV-3 Edoardo Amaldi - Crédito: ESA - S. Corvaja, 2012

ATV-3 ( Automated Transfer Vehicle ou Veículo de Transferência Automatizada) é a terceira nave, numa série de cinco, desenvolvida na Europa como resultado dos compromissos assumidos pela exploração da Estação Internacional. O seu nome é uma homenagem ao físico italiano do século 20, Edoardo Amaldi (5 de Setembro de 1908 – 5 de Dezembro de 1989), que é considerado um dos pais do vôo espacial europeu.
ATV-1 Jules Verne foi a primeira nave europeia automatizada de carga a atingir a estação orbital, seguida da ATV-2 Johannes Kepler. Com a ATV Edoardo Amaldi no espaço, a próxima nave de abastecimento recebeu o nome do cientista mais famoso do século 20, Albert Einstein, cujo lançamento está previsto para o início de 2013.
Fonte: ESA

Sem comentários: