sábado, 3 de março de 2012

Violentas tempestades de tornados atingem os Estados Unidos e causam mortos e destruição

Violentos tornados têm atingido o centro oeste e sul dos Estados Unidos, causando morte e destruição (reprodução)

Uma sucessão de tornados causou, ontem, sexta-feira (2), pelo menos 34 mortos e provocou grande destruição em pequenas cidades e comunidades rurais nos Estados Unidos. As violentas tempestades atingiram os estados de Alabama, Indiana, Kentucky e Ohio, onde a real extensão dos danos humanos e materiais ainda não se conhece bem.
Só nesta sexta-feira, o Centro de Previsão de Tempestades (USA) recebeu 81 alertas de tornados, quando o número médio em dez anos é de 87 tornados durante todo o mês de Março, de acordo com especialistas do Weather Channel (Canal do Tempo). Se estes números se confirmarem, é o maior número (recorde) de tornados num só dia de Março.
As fortes tempestades atingiram o país dois dias depois de uma outra série de tornados que provocaram pelo menos 13 mortos nos estados de Kansas, Nebraska, Illinois, Indiana, Missouri, Kentucky e Tennessee. Até às 22 horas locais de sexta-feira, o serviço metereológico divulgou 269 alertas de tornado. Em todo o mês de Fevereiro, foram 189.
Algumas destas áreas foram atingidas pelas duas violentas tempestades. A cidade de Harrisburg, em Illinois, ficou bastante destruída com um tornado de grau 4 (EF-4), considerado uma raridade no mês de Fevereiro.

Um violento tornado atingiu Harrisburg, em Illinois, causando pelo menos seis mortos confirmados e muita destruição (reprodução)

Em 2006, as maiores tempestades de Março produziram 105 tornados entre 9 e 13 de Março e no dia 12 foram confirmados 62 tornados. As tempestades de ontem, 2 de Março de 2012, podem atingir este número ou ultrapassá-lo.
A temporada principal de tornados decorre entre a primavera e o início do verão, mas os tornados deste início de ano mostram que eles se podem formar sob variadas condições e aparecem durante o outono e o inverno, também.
O inverno ameno deste ano e o início quente da primavera meteorológica fizéram aumentar o risco de tempestades perigosas. O ar frio vindo do Canadá é considerado um grande responsável pelos tornados desta semana, nos Estados Unidos, quando ele se mistura com o ar quente e húmido do Golfo do México. A zona onde estas duas massas de ar diferentes se encontram é, muitas vezes, uma área de mau tempo, granizo, ventos fortes e tornados.
Em 2011, os tornados mataram 545 pessoas nos Estados Unidos, na que foi a pior temporada desde 1936.
Mais informações em ÚltimoSegundo   /   ourAmazingplanet

Sem comentários: