segunda-feira, 5 de março de 2012

Espécies de morcegos dos Açores vão ser monitorizadas

Morcego-dos-Açores (Nyctalus azoreum),  única espécie de mamíferos endémica do arquipélago dos Açores. As suas populações estão ameaçadas por perda de habitat. É a única espécie de morcegos que caça de dia, provavelmente devido à ausência de predadores. Abriga-se em troncos ocos de árvores, edifícios e grutas - Fonte: wikipédia

O governo dos Açores vai inventariar e monitorizar, com início em Abril, as espécies de morcegos do arquipélago, que se encontram entre as menos conhecidas e as mais ameaçadas em Portugal. O objectivo é obter "informações sobre o estado, a tendência das populações e os potenciais factores de ameaça".
Actualmente estão registadas quatro espécies, mas os especialistas pensam que só existem no arquipélago populações de duas, o Morcego-da-Madeira (Pipistrellus maderensis) e o o Morcego-dos-Açores (Nyctalus azoreum), que é a única espécie de mamíferos endémica da região.
A iniciativa insere-se nas celebrações do Ano Internacional do Morcego (2011-2012), promovido pela Convenção de Bona sobre a Conservação das Espécies Migradoras Pertencentes à Fauna Selvagem e pelo Acordo sobre a Conservação dos Morcegos Europeus, que visa promover a conservação, investigação e divulgação das cerca de 1200 espécies de morcegos existentes no planeta, das quais metade estão ameaçadas de extinção.
Mais informações em Público.pt

Sem comentários: