quinta-feira, 1 de março de 2012

Webcam ao vivo mostra Siku, o filhote de urso polar

Siku com um mês de idade (reprodução)
Siku é uma pequena cria de urso-polar (macho) nascida, em novembro de 2011, no Scandinavian Wildlife Park, na Dinamarca. Como a mãe não tem leite, ele foi retirado e está a ser alimentado por tratadores. Agora já pode ser visto, ao vivo, na Internet.
O nome do filhote significa "gelo marinho" na língua da Gronelândia. De acordo com os responsáveis do parque, é um nome simbólico, pois os ursos polares são totalmente dependentes do gelo marinho para a sua sobrevivência. É no gelo que descansam e se alimentam.
No entanto, o aquecimento global está a diminuir rapidamente o gelo no mar Árctico. As últimas previsões indicam que o urso polar pode estar extinto na vida selvagem dentro de 40 anos.
O Scandinavian Wildlife Park está a desenvolver um novo programa de informação sobre as alterações climáticas, o gelo marinho no Oceano Ártico e os ursos polares. Este programa irá decorrer em torno de Siku, que será o Embaixador de todos os ursos polares selvagens que vivem no Ártico.
Neste parque de vida selvagem, os ursos polares fazem parte de um programa de reprodução Global para ursos polares em cativeiro, com o objetivo de manter uma população saudável de ​​ursos polares em cativeiro, não é criar ursos polares para serem libertados na natureza. O programa tem poucos animais para reprodução, por isso é importante que Siku entre para o programa o mais rapidamente possível.
O mundo agora tem a oportunidade de ver, ao vivo, este simpático ursinho através da Internet, durante duas horas por dia, de acordo com o seu bem-estar, no Scandinavian Wildlife Park.
O objectivo da Siku Cam (a câmara que vai mostrar o dia-a-dia de Siku) é fazer que "as pessoas se apaixonem por esse pequeno filhote e que ele sirva como inspiração para que elas reduzam a sua pegada ecológica, para ajudar a salvar o gelo ártico", diz Robet Buchanan, presidente da ONG Polar Bears International.
A câmara transmitirá as brincadeiras de Siku, ao vivo, entre as 14 e 16 horas (hora de Lisboa) e pode ser vista nos sites www.polarbearcam.com e www.explore.org/siku
Via ÚltimoSegundo

Sem comentários: