segunda-feira, 12 de março de 2012

População de Kiribati quer mudar-se para as Ilhas Fiji

Kiritimati ou ilha Christmas do Pacífico faz parte da república de Kiribati. É considerada o maior atol do mundo. Tem 642 km² de superfície emersa, o que representa 70% do território de Kiribati. É o primeiro local habitado do mundo a ver o nascer de cada dia, pois usa o fuso horário UTC+14 e consequentemente o primeiro a mudar o ano. Tem cerca de cinco mil habitantes. A imagem foi obtida pela tripulação da Expedição 4, a bordo da Estação Espacial Internacional, em 2002 - Fonte: wikipédia

O governo de Kiribati, um pequeno país no Oceano Pacífico, está a negociar com as autoridades das Ilhas Fiji a compra de terreno no arquipélago para mudar para lá toda a população.
Kiribati é um arquipélago constituído por 32 atóis e uma ilha vulcânica e vai desaparecer devido à subida das águas provocada pelas alterações climáticas. Como solução, o país decidiu comprar uma área de 20 Km2 de extensão na ilha Viti Levu, a maior e mais montanhosa do arquipélago das Fiji, para alojar os cerca de 103.000 mil habitantes, se a subida do oceano se verificar como apontam os especialistas.
No entanto, as negociações continuam porque ainda não há acordo sobre a compra do terreno que pertence a um conjunto de igrejas que pedem pelos 20 quilómetros quadrados 7,5 milhões de euros.
Até agora, várias pessoas de aldeias junto à costa de ilhotas de Kiribati já se mudaram, tornando-se os primeiros refugiados climáticos, um estatuto reconhecido pelas Nações Unidas para os afectados pelas consequências do aquecimento global.

Kiribati, um arquipélago de atóis no Pacífico e que pode desaparecer devido ao aquecimento global - Fonte Imagem: wikipédia
 
Para além da subida da água, Kiribati que vive da exportação de peixe e turismo, está ameaçado pela crescente salinização dos aquíferos (as reservas de água doce). A água salgada contaminou os poços, e não há água suficiente para os habitantes, para os animais e para as plantações, a população sobrevive cada vez mais de uma dieta de arroz e enlatados.
Kiribati que se tornou independente do Reino Unido em 1979, não é o único arquipélago ameaçado pela subida das águas, as Ilhas Marshall e Tuvalu do Pacífico enfrentam um problema semelhante. Segundo os dados divulgados pelo Painel Intergovernamental de Alterações Climáticas, o nível dos oceanos poderá subir de 18 a 59 centímetros até o fim do século.
Fonte: Publico.pt  /  El Mundo.es

Sem comentários: