terça-feira, 20 de março de 2012

O ano de 2010 foi o mais quente, segundo o registo mundial de temperaturas

Os dados da HadCRUT incluem informação das temperaturas nos continentes compiladas pela Unidade de Investigação Climática (CRU, sigla em inglês) da Universidade de East Anglia, em Norfolk, no Reino Unido e os registos de temperaturas da superfície dos oceanos, compilados pelo Centro de Hadley do Instituto de Meteorologia do Reino Unido. O artigo inclui as observações de 400 estações meteorológicas no Árctico, na Rússia e no Canadá, uma das regiões mais afectadas pelo aumento de temperatura. Os resultados também utilizaram registos novos vindo da África e da Austrália - Fonte imagem: wikipédia

Uma nova avaliação da evolução das temperaturas da Terra, feita pelo HadCRUT, um dos principais registos de temperatura global, do Reino Unido, revela que o ano de 2010 é o mais quente desde 1850, em vez de 1998. Os resultados foram publicados na revista Journal of Geophysical Research e mostram que o aumento médio de temperaturas desde 1900 continua a ser de 0,75 graus.
Segundo a nova actualização, 1998 ficou em terceiro lugar entre os anos mais quentes, sendo substituído por 2010, e 2005 em segundo lugar. Os dez anos mais quentes ocorreram todos nos últimos 14 anos. Os resultados também mostram que o aumento de temperatura não é homogéneo. “O Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul aqueceram em 1,12 graus e 0,84º ao longo do período entre 1901 e 2010”, lê-se no resumo do artigo. Só desde 2001, o Norte aqueceu 0,1 graus. No início deste ano, a NASA divulgou um relatório em que previa um maior aquecimento da Terra nos próximos anos. De acordo com este trabalho da agência espacial norte-americana, o ano de 2011 foi o nono mais quente desde 1880, quando se iniciou o registo sistemático das temperaturas. Além disso, nove dos dez anos mais quentes ocorreram no século 21. No ano passado, as temperaturas médias à superfície foram 0,51ºC mais altas do que os valores médios em meados do século 20.
Mais informações em Publico.pt

Sem comentários: