sexta-feira, 2 de março de 2012

Aglomerado de galáxias, em fusão, Abell 520


A imagem composta mostra a distribuição da matéria escura, as galáxias e o gás quente no centro do aglomerado de galáxias em fusão Abell 520, resultante de uma violenta colisão de aglomerados massivos de galáxias, a 2,4 biliões de anos-luz de distância.
As galáxias aparecem em cor natural captadas pelo Telescópio Espacial Hubble e Telescópio Canadá-França-Havaí, no Havaí. A imagem tem, também, sobrepostos e em cor falsa, mapas sobre a concentração de luz, gás quente e matéria escura no aglomerado.
A luz das galáxias está em cor laranja e as regiões verde-escuro mostram o gás quente, detectado pelo Observatório de raios X Chandra, da NASA, e que evidencia que aconteceu uma colisão.
As áreas em cor azul identificam a localização da matéria escura que constitui a maior parte da massa do aglomerado, mas também grande parte do Universo. A distribuição da matéria escura foi obtida pelo Hubble, através do efeito de lente gravitacional, ao detectar como a luz de objectos distantes é distorcida pelos grandes aglomerado da galáxias.
A mistura de azul e verde, no centro da imagem, revela um núcleo de matéria escura perto da maior parte do gás quente, onde se encontram muito menos galáxias luminosas do que é esperado ver no mesmo local que a matéria escura. Esta descoberta confirma observações anteriores de um núcleo de matéria escura no aglomerado, embora contrarie as teorias prevalecentes sobre a matéria escura, que acreditam que a matéria escura deve ficar sempre ligada às galáxias, mesmo durante uma colisão.
Fonte: NASA

Sem comentários: