terça-feira, 13 de março de 2012

Aurora Austral vista da ISS

Aurora austral - Crédito: ESA/NASA/André Kuipers

Aurora austral captada pelo astronauta André Kuipers, da Agência Espacial Europeia (ESA), a bordo da Estação Espacial Internacional. A imagem foi obtida, em 10 de Março, na alta atmosfera entre a Austrália e a Antárctida.
No norte, as auroras boreais também têm fascinado com o seu colorido movimento. Um vídeo com auroras observadas sobre Abisko National Park, em 12 de Março de 2012, na Lapónia, Suécia, pode ser visto neste endereço. Nas imagens ainda podemos ver Júpiter e Vénus, o aglomerado de estrelas Pleíades e, ainda, parte da Constelação de Orion (lado esquerdo).
Para os apreciadores destas impressionantes luzes, auroras boreais sobre Muonio, Finland, em 11 de Março, neste outro vídeo.
As fortes tempestades solares que atingiram a Terra, na última semana, produziram muitos espectáculos de luzes nos céus dos pólos Norte e Sul. As partículas solares carregadas, quando atingem o campo magnético terrestre movem-se em direcção aos pólos, ionizando azoto e oxigénio atmosféricos que originam a luminosidade.

Sem comentários: