segunda-feira, 12 de março de 2012

Sheerwood Rowland, o cientista que lutou contra os CFCs e o buraco do ozono

Frank Sheerwood Rowland, o químico norte-americano que ficou conhecido por mostrar que os clorofluorcarbonetos (CFCs) são prejudiciais à camada de ozono protectora da Terra, morreu neste sábado aos 84 anos, devido a complicações causadas pela doença de Parkinson.
Ele e o investigador Mario Molina descobriram que os CFCs utilizados em diversos produtos, como as latas de spray, podem destruir rapidamente o gás que protege a superfície terrestre da acção dos raios ultravioleta.
Com a sua descoberta, os cientistas exerceram forte oposição à indústria e, mais tarde, depois da descoberta de um buraco na camada de ozono sobre a Antárctida, o seu trabalho levou à assinatura do Protocolo de Montreal, onde se bania o uso dos CFCs.
Em 1995, Sherwood Rowland foi galardoado com o Prémio Nobel, partilhado com Molina, agora a trabalhar no Instituto de Massachusetts de Tecnologia (MIT) e ainda com o cientista Paul Crutzen, do Instituto Max Planck, na Alemanha, pelas suas descobertas sobre a formação e decomposição do ozono da atmosfera.
Mais informações sobre o trabalho e biografia do cientista em Publico.pt

Sem comentários: