quinta-feira, 2 de junho de 2011

Um novo verme multicelular é encontrado numa mina profunda

Terra - Planeta de Vida em ambientes e condições diversas - Fonte: wikipédia

Cientistas encontraram quatro espécies de nematóides, vermes cilíndricos, no interior de minas de ouro da África do Sul, a uma profundidade onde se pensava que só podiam viver bactérias. Pelo menos uma das espécies, mephisto Halicephalobus, é nova para a ciência e nunca foi descrita antes.
O verme tem cerca de 0,5 milímetros de comprimento, e alimenta-se das bactérias que crescem a essa profundidade, mais de um quilómetro abaixo da superfície da Terra, nas paredes quentes da mina Beatriz, localizada a cerca de 240 Km a sudoeste de Joanesburgo. Os vermes encontravam-se perto de 1,3 Km de profundidade, a uma temperatura cerca de 37ºC, superior à que a maioria dos nematóides terrestres podem suportar.
As minas de Driefontein revelaram mais duas espécies de nematóides, a espécie aquatilis Plectus e outra espécie desconhecida da ordem Monhysterid, localizadas a 0,9 km abaixo da superfície e a uma temperatura de 24ºC.
Na mina de Tona Tau, os pesquisadores descobriram o DNA de outro monhysterid desconhecido. Este DNA foi isolado acerca de 3,6 Km abaixo da superfície, onde as temperaturas chegam a 48ºC.
Estes nematóides do subsolo, incluindo a nova espécie, mephisto Halicephalobus , toleram altas temperaturas, reproduzem-se assexuadamente e, preferencialmente, alimentam-se de bactérias do subsolo.
O estudo vem publicado na revista Nature.
A descoberta de seres multicelulares em locais inóspitos a tão grandes profundidades não só amplia as possibilidades de ambientes de vida na Terra como também tem implicações importantes para a procura de vida no subsolo de outros planetas do nosso Sistema Solar.
Para Michael Meyer, cientista-chefe do Programa Mars Exploration da NASA, "Agora o subsolo profundo de Marte parece muito interessante. O Universo pode ter muitos mais habitats do que pensávamos".
Fonte: Naturenews

Sem comentários: