quinta-feira, 2 de junho de 2011

Como sobrevivem os pinguins-imperador durante o inverno na Antárctida


Os pinguins-imperador (Aptenodytes forsteri), são os únicos vertebrados que se reproduzem durante o inverno antárctico, onde eles têm de suportar temperaturas abaixo de -45ºC e sem comer, com ventos que podem chegar a 180 quilómetros por hora. Para sobreviver, eles juntam-se formando grandes grupos.
Uma equipa internacional de cientistas mostrou como eles conseguem suportar o frio quando estão nesses grupos.
Através de um vídeo, gravado durante o inverno na Antárctida, é possível observar a movimentação em ondas no grupo de pinguins. Acelerando as imagens, os cientistas descobriram que as aves se movem pelo grupo, permitindo que as da periferia passem para o interior da colónia e possam aquecer-se também. O estudo foi publicado na revista especializada Plos One.
O grupo de pinguins machos foi filmado em Dronning Maud Land, na Antárctida. Eles permanecem assim para manter o calor e incubar os ovos, pois as fêmeas estão a alimentar-se no mar nessa altura.
A colónia fica parada a maior parte do tempo, mas, a cada 30 ou 60 segundos, todos os pinguins fazem pequenos passos num movimento colectivo e extremamente coordenado que atravessa a colónia como uma onda. Eles usam as ondas para viajar pelo grupo e aquecer-se.
O movimento dos pinguins é quase imperceptível a olho nu, mas, em imagens gravadas pode ver-se que a estrutura da colónia é continuamente reorganizada para dar a cada pinguim oportunidade de passar tempo suficiente dentro do amontoado, em comparação com o tempo gasto na periferia.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: