quarta-feira, 1 de junho de 2011

Postal da Via Láctea?

Fantástica galáxia espiral NGC 6744, a cerca de 30 milhões de anos-luz, na constelação austral do Pavão. Dada a sua semelhança com a nossa galáxia, a imagem podia ser um postal da própria Via Láctea.

NGC 6744 - Postal da Via Láctea vindo do Espaço Extragaláctico - Crédito: ESO

Na imagem, NGC 6744 é vista quase de frente. Se pudéssemos olhar para a Via Láctea a partir do espaço intergaláctico, veríamos algo semelhante ao observado nesta imagem - braços em espiral entrelaçados em torno de um núcleo denso e alongado e um disco de poeira. Inclusivamente existe uma galáxia companheira distorcida - NGC 6744A, que aparece como uma mancha difusa por baixo e à direita da NGC 6744, o que faz lembrar uma das vizinhas Nuvens de Magalhães da Via Láctea.
Umas das diferenças entre a NGC 6477 e a Via Láctea é o tamanho. Enquanto que a nossa galáxia mede aproximadamente 100 000 anos-luz de um lado ao outro, a galáxia da imagem tem aproximadamente o dobro desse diâmetro.
Com um brilho de cerca de 60 milhões de sóis, a luz da galáxia propaga-se ao longo de uma grande área no céu - cerca de dois terços da largura da Lua Cheia, fazendo com que esta galáxia pareça uma neblina difusa com um centro brilhante, quando vista através de um pequeno telescópio.
Esta imagem foi obtida pelo instrumento Wide Field Imager montado no telescópio MPG/ESO de 2.2 metros no Observatório de La Silla do ESO, no Chile, que permite observar, por exemplo, muitas regiões de formação estelar brilhantes (vistas a vermelho) nos braços espirais empoeirados.
Fonte: ESO

Sem comentários: