quinta-feira, 2 de junho de 2011

O biberão dos pequenos javalis


As duas crias de javali Red River (Rio Vermelho), macho e fêmea, nasceram no Bioparc de Valencia, em Maio de 2011, e estão a ser criados à mão como medida de preservação da biodiversidade.
Os pequenos javalis coloridos Potamochoerus porcus, na natureza vivem na floresta equatorial africana, geralmente perto de água.
Nos últimos anos, a população desta espécie tem aumentado muito nos zoológicos, mas a sua variabilidade genética está a diminir. Como consequência, há troca destes javalis entre zoológicos para favorecer uma reprodução mais responsável e aumentar a variedade dos seus genes.
No entanto, antes de partir para a Alemanha para dar o seu contributo à diversidade genética, o pai destas simpáticas crias acabou por engravidar inesperadamente a fêmea reprodutora do Bioparc, que é sua avó.
Os porquinhos parecem saudáveis não mostrando qualquer tara resultante da consanguinidade. Mas a transmissão dos seus genes prejudicaria muito o programa de criação desta espécie em cativeiro que visa ampliar a base genética e evitar a consanguinidade. Por isso estão a ser criados e alimentados separadamente e serão utilizados no programa educativo do parque, já que não podem ser reprodutores.
Fonte: via Zooborns

Sem comentários: