terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Voyager 1 aproxima-se da fronteira do Sistema Solar

A sonda espacial Voyager 1 da NASA, lançada há 33 anos, encontra-se a 17,4 bilhões de Km de casa, no final do nosso Sistema Solar, num ponto onde não existe nenhum movimento do vento solar.
Pela análise dos dados recebidos da Voyager 1, os cientistas consideram que a nave atravessa uma área onde a velocidade do gás quente ionizado, ou plasma, que emana diretamente para fora do sol diminuiu para zero - heliosfera. Os cientistas suspeitam que o vento solar agora se movimenta lateralmente pressionado pelo vento interestelar na região.

As sondas seguem trajectórias diferentes e viajam a diferentes velocidades
Crédito: NASA/JPL

O Sol emite uma corrente de partículas carregadas que formam uma bolha conhecida como heliosfera em torno do nosso sistema solar. O vento solar viaja a uma velocidade supersónica, até que atravessa uma onda de choque chamada "Termination Shock". Neste ponto, o vento solar abranda drasticamente e aquece na heliosfera.
 Os cientistas acreditam que, neste momento, a Voyager 1 ainda não cruzou a fronteira da heliosfera, conhecida como heliopausa, o fim "oficial" do Sistema Solar, isto é, a nave ainda não entrou no espaço interestelar. Segundo eles, a passagem para o espaço interestelar significaria uma queda brusca na densidade de partículas quentes e um aumento na densidade de partículas frias, o que ainda não detectaram nos dados da Voyager 1. Actualmente estima-se que a nave entre no espaço interestelar dentro de 4 anos.
A Voyager 1 foi lançada no dia 5 de Setembro de 1977, enquanto a Voyager 2, foi enviada ao espaço pouco antes, em 20 de Agosto de 1977, com o objetivo inicial de observar os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno.

Nave Espacial Voyager - Crédito: Voyager Mission

Terminada a tarefa no interior do Sistema Solar (1989), as sondas foram enviadas pela NASA na direcção do centro da Via Láctea. São abastecidas pelas suas próprias fontes radioativas de energia e continuam funcionando bem, enviando informações para a Terra que demoram 16 horas a chegar devido às distâncias a que se encontram.
A nave espacial gémea Voyager 2 encontra-se a 14,2 bilhões de km do Sol. A Voyager 1 viaja a uma velocidade maior, cerca de 17 quilómetros por segundo, enquanto a Voyager 2 segue a uma velocidade de 15 quilómetros por segundo. Nos próximos anos, os cientistas esperam que a Voyager 2 se encontre na mesma situação que a Voyager 1 actualmente.
Fonte: NASA / Estadão.com.br

Sem comentários: