quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Telescópio espacial Spitzer, revela o primeiro exoplaneta rico em carbono

Utilizando o telescópio espacial Spitzer da NASA, astrónomos descobriram que o planeta gigante gasoso super-quente, WASP-12b (cor laranja na figura), tem moléculas na sua atmosfera. As medições efectuadas sugerem a presença de monóxido de carbono, grande quantidade de metano e algum vapor de água, o que torna WASP-12b o primeiro planeta conhecido rico em carbono.

Planeta WASP-12b, rico em carbono (reprodução artística) - Crédito: NASA/JPL-Caltech
WASP-12b tem 1,4 vezes a massa de Júpiter, está localizado a cerca de 1.200 anos-luz de distância na constelação de Auriga e orbita a sua estrela a cada 1,1 dias, com um dos lados sempre voltado para a estrela.
O planeta tem um ligeiro formato de ovo devido à acção da gravidade da estrela que está muito próxima. A gravidade desta estrela também atrai a matéria para fora do planeta formando um disco fino à sua volta e que orbita com ele (tons brancos e transparentes na figura).
O gigante gasoso WASP-12b é um dos exoplanetas mais quentes  encontrados até agora. As observações do telescópio Spitzer permitiram ainda um melhor conhecimento sobre a sua temperatura. Os resultados apontam para um valor de 4200ºC no lado do planeta voltado para a sua estrela.
Fonte: NASA

Sem comentários: